Ar Condicionado: Conheça as Novas Normas Vigentes
03/NOV

Você já está por dentro das novas normas de instalação para aparelhos de ar condicionado? Em vigor a partir de Janeiro de 2018, a Lei de Nº 13.589 determina obrigações acerca de práticas de manutenção, além do monitoramento da qualidade do ar no interior de edifícios de uso coletivo. Saiba mais:


O que é a ‘nova lei do ar condicionado’?

Popularmente reconhecidas como “A Nova Lei do Ar Condicionado”, as normas previstas por esta regulamentação propõem:

  • Projetos de Instalação: Definem as metodologias de cálculo de carga térmica, parâmetros de dimensionamento detubulações e dutos, aspectos construtivos de dutos e tabelas de dissipação de calor deequipamentos e pessoas.

  • Parâmetros de Conforto Térmico: Especificam parâmetros padronizados ao ambiente interno,garantindo a satisfação média de 80% das pessoas em relação ao conforto térmico em áreasprovidas de ar condicionado.

  • Qualidade do Ar Interior: Especifica os parâmetros básicos para a manutenção da qualidade do ar interno em um ambienteclimatizado. Esta etapa aponta as vazões mínimas de ar exteriorpara ventilação, os níveis mínimos de filtragem de ar e os requisitos técnicos dos sistemas ecomponentes de um sistema de climatização.


Por que regulamentar?

A regulamentação de instalações associadas à climatização de ambientes garantem maior conforto e segurança a usuários e transeuntes. Conheça alguns dos benefícios:

  • Quando o ar não se renova em um ambiente fechado, a capacidade receptiva do espaço é seriamente afetada. Odores indesejados, circulação de vírus e proliferação de bactérias são evitados quando a circulação do ar é efetivada de maneira correta.

  • A circulação correta do ar garante oxigenação e umidade, proporcionando benefícios à saúde e à produtividade de usuários e transeuntes.

  • Quando instalado corretamente, o ar condicionado auxilia na redução de problemas respiratórios causados por fungos, alérgenos e poluição.


Quem deve aderir às novas normas?

Em vigência desde 2018, a Lei de Nº 13.589 deve ser cumprida por todos os edifícios de uso público e coletivo artificialmente climatizados. Neste viés, o descumprimento das normas pré-estabelecidas está sujeito ao implemento de medidas corretivas.


Como posso regulamentar minha situação?

Associada ao Núcleo D, a VPS Vidalar é especialista em climatização artificial. Há mais de 15 anos no mercado, a empresa conta com uma equipe técnica altamente capacitada, oferecendo soluções práticas e alinhadas às normas vigentes ao seu empreendimento. Saiba mais:

Endereço: Rua John F. Kennedy, 379-E, Passo dos Fortes, Chapecó (SC)

E-mail: vidalar@vpsengenharia.com.br

Telefone: (49) 3319-9300

Instagram: @vidalar_vps

(49) 99918.3816 I 2020-0111
Avenida Getúlio Vargas, 1670 N - Paseo Avenida, loja 15
Centro - CEP 89.805-000 Chapecó, SC
Desenvolvido por BRSIS | Nova Comunicação