Marcelo Rosenbaum fala do Design Essencial na Grande Palestra 2018
24/OUT

A partir de uma inquietação pessoal e da necessidade de entender o que veio fazer nessa terra, Marcelo Rosenbaum transforma as comunidades por onde passa. A arqueologia afetiva e a valorização dos povos ancestrais são os princípios que o motivaram para iniciar os projetos do Instituto A Gente Transforma. E foi sobre suas experiências no Brasil profundo e a metodologia do Design Essencial que ele falou na Grande Palestra 2018, promovida pelo Núcleo D na noite do dia 24 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

O evento contou com a presença de cerca de mil pessoas, que lotaram o Teatro Municipal. Representantes das empresas Amigas e Associadas do Núcleo D, profissionais da área e estudantes ficaram encantados com a vivência e projetos voltados para o social realizados por Rosenbaum. “A palavra ‘design’ significa desígnio, ela não é uma palavra que significa um estilo”, explica que o trabalho que ele realiza no movimento vai muito além de desenhar e decorar.

Ele contou que o A Gente Transforma começou com projetos que não deram certo inicialmente, mas que geraram inspiração e motivação para continuar. O profissional explicou que este é um projeto multidisciplinar que tem como base a valorização e reconhecimento dos saberes ancestrais. “Brasil é um projeto de apenas 500 anos. Mas, a gente está em um território que há, pelo menos, 30 mil anos já existiam pessoas vivendo. Com culturas, próprias, com saberes diferentes dos que a havia na Europa e em outros lugares”, contextualizou.

O designer destacou a necessidade de olhar para os povos que ainda estão enraizados no País e enxergar a beleza, com entendimento de valor para gerar uma troca. Neste pilar são construídos os projetos que ele apresentou como exemplos na palestra. Utilizando a metodologia do Design Essencial, ele parte da ideia de ressignificar os conhecimentos dos anciãos das comunidades e da reconquista cultural do local. Incluindo os indivíduos na criação do trabalho, ele transforma vidas e é transformado. O resultado é a geração de renda, moradias de qualidade e um propósito na vida.

O evento teve o patrocínio da Prefeitura de Chapecó, Sebrae, Uceff, Unochapecó e como patrocinadora máster a Sicredi.

(49) 99918.3816 I 2020-0111
Avenida Getúlio Vargas, 1670 N - Paseo Avenida, loja 15
Centro - CEP 89.805-000 Chapecó, SC
Desenvolvido por BRSIS | Nova Comunicação